Van der Vous é uma banda formada em 2013 em Salvador, Bahia, com a formação original sendo o vocalista e guitarrista Vitor Matos, baixista Nal Gomes e o baterista Charles Silva.
O nome da banda é a junção do holandês “Van der”, que significa “vem de” e do francês “Vous”, que significa “você”, Van der Vous significa “Vem de Você” num misto destes dois idiomas. A música que você escutará é aquela que você sente em sua alma, sempre vem de você. Uma jornada surreal através de sua própria existência. Os shows da Van der Vous costumam ser imprevisíveis, por conta das letras selvagens e a persona artística de Vitor Matos.
Após lançar o seu disco de estréia, La Fuga, a banda vem se destacando no cenário local, com matérias em jornais como no A Tarde e em grandes blogs de música, como o El Cabong (http://www.elcabong.com.br/novissimos-baianos-3/ ) , Soterorockpolitano (http://www.soterorockpolitano.com/2014/06/psicodelismo-coragem-efuga.html) e na famosa Noisey Vice: (http://noisey.vice.com/pt_br/blog/ouca-acharmosa-macaroca-roqueira-de-van-der-vous-em-sua-estreia-la-fuga).
Um ano depois da gravação do La Fuga, Charles saiu da banda e entrou no seu lugar Pedro Cerchiari como baterista.
A banda já lançou a remaster do primeiro álbum (La Fuga) e lançará um EP com faixas inéditas gravadas em 2015, finalizando a “primeira fase”. 2017 promete um novo álbum.

A banda tem suas origens no cenário musical de Salvador, onde Vitor já havia tocado em algumas bandas como Garage 67 e The Santiagos, com Nal Gomes no baixo.
Van der Vous passou a existir de fato com o lançamento do EP High em 2013, contendo duas músicas, Mind Changes e I Get High e lançado de forma independente pela internet.
High EP
O EP de lançamento da banda foi lançado em Junho de 2013. Os temas do EP, que vieram a ser o conceito da banda falam sobre o infinito e a viagem, o imprevisível, o caos e o som dos sentimentos.
O EP foi gravado com uma placa de dois canais em um quarto, durante seis
meses. A gravação do EP e os ensaios semanais foram muito importantes para o desenvolvimento da banda, a sonoridade e as músicas evoluíram para o que viria a ser o La Fuga.
High Tour
Após o lançamento de seu primeiro EP, a banda passou a tocar em várias casas de shows locais e no aclamado evento “Faustão falando sozinho” da banda Irmão Carlos e O Catado. Além de alguns shows em cidades do interior do estado, como Candeias e Camaçari.
La Fuga
O álbum de estréia da Van der Vous, veio sendo produzido desde o fim da gravação do primeiro EP. Ele foi gravado, mixado e produzido no Estúdio Vous pelo próprio Vitor, que manteve o estúdio e assim teve mais recursos que o lançamento anterior.
Lançado numa sexta-feira 13, em Junho de 2014. O álbum recebeu boas críticas e reconhecimento de vários ouvintes e pessoas que acabaram se tornando fãs da banda, compartilhado e recomendado por Luca Bori (Vivendo do Ócio) e Boogarins.
La Fuga teve seu lançamento físico (CD) no Festival Big Bands 2014, o maior festival de música alternativa que acontece há mais de 5 anos na cidade de Salvador.
Foi realizada a remasterização do La Fuga que foi lançada em 2016.
Musicalidade
A Van der Vous é fortemente influenciada pela psicodelia dos anos 60 / 70, a neo-psicodelia atual, as bandas de garagem da década de 60 / 70, o lo-fi / garage atual, psicodelia brasileira, tropicália e folk.
As músicas são idealizadas e escritas por Vitor com a banda acrescentando as linhas de baixo e bateria, permitindo assim, todos os integrantes participar da criação das músicas.
A Van der Vous é influenciada por bandas como The Doors, The Beatles, Pink Floyd, Jefferson Airplane, The 13th Floor Elevators, Syd Barrett, Grateful Dead, Jimi Hendrix, Cream, Gal 69, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Sweet Smoke, Nirvana, Os Mutantes, Júpiter Maçã, Bob Dylan, Black Sabbath, Dungen e por mais atuais, como: Tame Impala, The Growlers, Ty Segall, Mac Demarco, Caribou, Catavento, My Magical Glowing Lens, BAGUM.
Membros da Banda
Vitor Vous – Vocal, Guitarra, Produção
Pedro Cerchiari – Bateria
Nal Gomes – Baixo
Discografia
Álbuns
2016 – La Fuga (Remaster)
2014 – La Fuga
EP
2013 – High
Informações para imprensa:
Vitor Matos – +55 (71) 99202-7058
vitorvous@gmail.com